Política Anti-Spam

De acordo com as práticas de mercado exigidas pelos principais provedores de email (Gmail, Outlook, Yahoo e etc.) e também de acordo com as práticas que a Resultados DIgitais segue e prega para todo o ecossistema de marketing digital, foi desenvolvida esta Política Anti-Spam, com intuito de orientar os clientes nossos correto uso das ferramentas de marketing digital oferecidas por nossa empresa. A realidade atual, em todo mundo, requer maior respeito no uso e tratamento de dados pessoais, bem como na forma de abordagem de clientes ou potenciais clientes. Em razão disso, a Comunidade Europeia e vários países, incluindo o Brasil, recentemente aprovaram leis que conferem mais proteção aos dados pessoais. Por conta disso, a Resultados Digitais, através desta Política vem contribuir com o uso saudável de dados pessoais coletados por seus clientes, bem como o respeito à legislação.


IMPORTANTE: O descumprimento por parte do cliente dos termos previstos nesta Política Anti-Spam, bem como taxas de email muito abaixo do padrão de mercado, podem gerar a imediata suspensão do envio de mensagens e o cancelamento da respectiva conta.


Referente ao conteúdo enviado


Titularidade do remetente da mensagem

É vedado o uso de domínios que não sejam de titularidade da empresa contratante, exemplo: a Empresa1 detentora do domínio @empresa1.com só poderá utililizar remetentes do tipo [email protected], ela não está autorizada a enviar emails com o remetente [email protected]. Não há restrições referentes à quantidade de domínios que podem ser configurados no RD Station Marketing para disparos de email, da mesma forma o cliente pode utilizar qualquer um desses domínios, desde que eles sejam de sua propriedade.


Práticas de phishing e atividades ilícitas

Phishing é uma prática ilegal que em termos gerais consiste em fazer uso da marca de uma empresa terceira (geralmente um banco) para roubar dados sensíveis de uma pessoa (por exemplo dados bancários). A Resultados Digitais não tolera tal prática e qualquer suspeita referente ao tema pode implicar a suspensão de emails antes mesmo de eles serem enviados.

Além de phishing a Resultados Digitais é contrária a qualquer prática ilícita aplicada com o uso do RD Station Marketing, portanto qualquer suspeita de atividades dessa natureza pode implicar no suspensão de envio de emails e cancelamento da conta.


É obrigatório o uso e respeito às políticas de descadastro de email

Todo email deve conter um link de descadastro e o desejo do lead de não receber mais mensagens deve ser respeitado. Por padrão o produto RD Station Marketing possui um campo obrigatório associado à essa prática, bem como impede a comunicação com leads que tenham desejado se descadastrar do recebimento de email.


Caso um lead, após ter se descadastrado, queira voltar a receber e-mails, ele mesmo deve realizar o processo de reativação com dupla confirmação, fornecendo o devido consentimento.


Comprometimento com a qualidade do conteúdo

Todo conteúdo enviado por email está sujeito a avaliação dos provedores de email (Gmail, Outlook, Yahoo e etc.), tal avaliação gera uma reputação perante esses servidores que implica na entrega das mensagens de um determinado remetente. Por mais que a reputação seja majoritariamente atribuída à marca e a conta específica do cliente, parte dela também afeta a ferramenta responsável pelo envio (o RD Station Marketing). Portanto a Resultados Digitais solicita que seus clientes se comprometam a seguir as boas práticas de conteúdo, essas práticas estão descritas em detalhes neste artigo do nosso blog.


Referente aos leads selecionados para envio


Quanto ao consentimento dos leads

De acordo com a Lei Geral de Proteção dos Dados, para contatar um lead por email é necessário que o lead tenha tido total consentido em prover seus dados para uso da empresa e também é necessário que esse lead tenha explicitamente consentido em receber comunicações via email daquela empresa. Para mais informações sobre a Lei Geral de Proteção dos Dados e suas implicações, consulte o nosso artigo completo. Outras legislações podem se aplicar no caso de operações internacionais (como GDPR na Europa por exemplo)


Importação de leads e leads vindos de outros sistemas

Em linha com a definição de consentimento anterior, todo lead importado para o RD Station Marketing deve em algum momento ter provido consentimento explícito para uso de seus dados e consentido com a comunicação por email, o mesmo vale para leads vindos dos demais sistemas do cliente.


Aquisição de lista de leads por terceiros

A Resultados Digitais não permite o uso de leads adquiridos via terceiros, seja essa lista adquirida de forma paga ou não. Em casos de parcerias firmadas entre empresas que impliquem no fornecimento de leads, é necessário garantir que o lead expressou consentimento para uso dos dados e comunicação tanto do parceiro quanto do cliente que usará a lista.


Quanto ao engajamento dos leads

É de responsabilidade do cliente manter seus leads engajados e minimizar o contato com leads desengajados. Toda comunicação com leads desengajados piora a reputação do cliente perante Gmail, Outlook, Yahoo e etc. fazendo com que menos emails passem a ser entregues nesses provedores. Por mais que primariamente a marca e a conta do cliente seja a principal impactada, o RD Station também pode ser afetado por esse comportamento. Assim sendo, a Resultados Digitais solicita que seus clientes evitem se comunicar com esses leads, principalmente em grandes lançamentos.


Referente às práticas de envio


Aquecimento de domínio e IP dedicado

Toda troca de domínio ou instalação de IP dedicado demanda um período de aquecimento gradual onde o cliente deve se comprometer a realizar um volume controlado de envios. É fundamental seguir e respeitar esse período de aquecimento para garantir o bom funcionamento do RD Station Marketing. A forma de aquecimento é descrita em detalhes neste artigo.


Ação sob o número de descadastro e marcação de SPAM

Para preservar uma boa reputação com os principais servidores de email e garantir a entrega dos emails do cliente, é fundamental que seja feito ajustes periódicos em sua estratégia de comunicação e campanhas visando minimizar a quantidade de descadastros e marcação de SPAM.


Ação sob o número de Soft e Hard Bounces

Assim como o tópico anterior, para preservar a reputação e garantir uma boa taxa de entrega é fundamental agir em torno de minimizar as taxas de Soft Bounce e Hard Bounce, a forma mais eficiente de minimizar essas taxas é garantir a validade e interesse dos leads selecionados para as campanhas, além de evitar o relacionamento com contatos/listas muito antigos, onde a chance de existir endereços que não existem mais é muito alta. Como medida de segurança o RD Station Marketing já suspende campanhas com altas taxas de Hard Bounce, entretanto isso não invalida o cuidado e atenção que o cliente deve ter para manter essas taxas baixas.


Quanto ao envio em massa de emails

Seguindo a definição de SPAM, a Resultados Digitais é contrária a qualquer prática de envio de email em massa para leads que não demonstram interesse pelo que está sendo ofertado. Assim, nossos clientes devem sempre segmentar e direcionar suas campanhas para perfis específicos, de forma a não realizar campanhas de alto volume para uma audiência grande e genérica.


Variação abrupta da quantidade de emails enviados

Os principais servidores de email (Gmail, Outlook, Yahoo e etc.) estão constantemente monitorando o volume de emails enviados por cada remetente e consolidando um perfil de disparo para esses remetentes. Portanto, ao realizar um aumento súbito nos emails enviados por um curto período de tempo, o cliente não só prejudica sua reputação e entrega de emails para os provedores de email, como também afeta a reputação do RD Station Marketing. Assim sendo, é solicitado que nossos clientes realizem seus disparos de forma mais distribuída no tempo e, em época de lançamento onde os volumes são maiores, ele se prepare nas semanas anteriores aumentando seu volume progressivamente.


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