Leia abaixo como uma empresa de tecnologia cresceu 250% com a ajuda do RD Station CRM


Em menos de um semestre a Materialize:


  • Integrou marketing e vendas;
  • Organizou seus processos;
  • Cresceu 250%;


Faça como a Materialize e escale o crescimento da sua empresa

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No início, o desafio da empresa era continuar crescendo mesmo em meio a crise

Materialize é um marketplace para contratação descomplicada de especialistas tech, que conta com um modelo de cobrança diferenciado por minuto de trabalho. Fundada em 2019, 100% remota, a startup resolve a falta de mão de obra qualificada nas áreas de TI e marketing, oferecendo o serviço sob-demanda de técnicos especializados espalhados pelo Brasil e outros países. Com a contratação de profissionais especializados em suas áreas, o objetivo do negócio dos clientes é atingido mais facilmente, com menos tempo e esforço.


Durante o primeiro ano de vida da empresa, os processos comerciais ainda estavam sendo desenhados e boa parte das vendas ainda era realizada pelo CEO. Mas, após passar por um grande processo de aceleração e mentoria, e com todos os aprendizados e desafios da pandemia do coronavírus, em 2021 chegou o momento da virada para o crescimento.


A experiência da liderança, a visão completa da operação e a utilização bem sucedida do RD Station CRM para organizar as vendas fizeram a empresa passar de 4 mil para 10 mil horas contratadas no primeiro semestre de 2021.


Integração Marketing e Vendas

A equipe Materialize já utilizava o RD Station Marketing para suas ações de Inbound, mas sem processos estruturados entre o time de Marketing e Vendas. Em março de 2021 a área comercial foi oficialmente estruturada e tudo mudou: Processos foram organizados, workflows definidos e ICP (Ideal Customer Profile) desenhado. O RD Station CRM, que até então era subutilizado, foi reconfigurado e o funil de vendas com mais de 12 etapas e pouco resultado foi substituído por um novo funil com menos etapas, mais ações e objetividade, além de integrações com diversas ferramentas para deixar a rotina do time muito mais simples e rápida.


Foi possível verificar um grande crescimento em pré-vendas logo no primeiro mês que essas frentes foram implementadas, sem que fosse preciso um aumento do time. O uso da funcionalidade telefone virtual e a possibilidade de disparo de e-mails dentro da ferramenta também foram diferenciais para transformar a maneira que o time atuava.


Organização e crescimento

Quando o processo de vendas não está bem estruturado, é comum o time não entregar os números esperados e colocar a culpa na falta de tempo ou de experiência. O resultado são times muitas vezes inchados, com contratações desnecessárias e muitas atividades manuais que tomam todo o tempo dos vendedores e vendedoras. Por isso, Rafael Motta, Head of Activation da Materialize, reforça a importância de organizar processos, empoderar pessoas, analisar dados e contratar as ferramentas certas para ajudar a alcançar uma operação comercial de sucesso:


"Para mim, como gestor, ter os dados e relatórios completos foi fundamental para alcançar os objetivos. Com o RD Station CRM eu consegui analisar que o nosso problema não era o tamanho do time ou volume de vendas, e sim o ticket médio. Essa visão nos permitiu atuar corretamente no ponto de dor e montar um plano de ação direcionado. Conseguimos triplicar o nosso ticket médio e batemos a meta do semestre".


Rafael Motta,

Head of Activation da Materialize


E esse resultado é só o começo. Com essa visão detalhada do cenário foi possível realinhar as metas e crescer o time com clareza e segurança. Hoje Rafael conta com 6 profissionais super motivados no seu time (1 líder, 3 SDRs e 2 closers), que sabem o caminho para crescer cada vez mais.


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