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Entre na mente do seu consumidor
O mapa da empatia ajuda você a desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele.
Você vai compreender o que seu público deseja e, assim, oferecer produtos, serviços e atendimento mais adequados.
Entenda na prática: baixe o template agora. É rápido!
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Imagine adentrar na mente do seu público-alvo, compreender o que ele deseja e, assim, oferecer produtos, serviços e atendimento mais adequados.
Isso já pode ser feito por meio de uma ferramenta chamada mapa da empatia, que serve para desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele.
O mapa da empatia, é um recurso utilizado para desenhar o perfil do seu cliente ideal com base nos sentimentos dele. Mas, antes que tal entende ro que é empatia?
Em tempos conflituosos, você já deve ter ouvido que “o mundo precisa de mais empatia”. Isso porque esse sentimento — que descreve a habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele — permite ver situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de determinada forma, evitando embates desnecessários.
Com o Mapa da Empatia você retira os sentimentos do plano das ideias e os coloca sobre o papel, dividindo-os em categorias como dores, necessidades e sentimentos, em quadrantes que facilitam a visualização, detalhando a personalidade dos seus clientes para uma maior compreensão.
O mapa de empatia pode ser desenhado em uma lousa, flip chart, papel sulfite ou no computador. Quando feito em papel, é comum que seja preenchido com post-its. Qualquer que seja o suporte escolhido, ele deve ser dividido dessa forma:
• O que pensa e sente?
• O que escuta?
• O que fala e faz?
• O que vê?
• Quais são as dores dele?
• Quais são seus ganhos?
• O que vê?
• O que ouve?
• O que pensa e sente?
• O que fala e faz?
• Quais suas dores?
• Quais suas necessidades?
Uma etapa que seria a número zero é a de estudar previamente o comportamento dos seus clientes ideais e criar uma persona — um personagem fictício construído a partir de etnografia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos. Nosso gerador de personas pode ajudar nessa tarefa.
Preparamos um template para você criar o seu Mapa da Empatia e entender melhor os seus clientes. Clique no botão abaixo e baixe agora! É gratuito.
Mapa da Empatia é um material utilizado para conhecer melhor o seu cliente.
As 6 perguntas que compõem o mapa da empatia são:
O que pensa e sente? O que escuta? O que fala e faz? O que vê? Quais são as dores dele? Quais são seus ganhos?
A partir do mapa da empatia é possível detalhar a personalidade do cliente e compreendê-la melhor. O mapa da empatia faz 6 perguntas para identificar seu público-alvo e assim conhecer seus sentimentos, dores e necessidades.
O mapa de empatia pode ser desenhado em uma lousa, flip chart, papel sulfite ou no computador. Quando feito em papel, é comum que seja preenchido com post-its. Além disso, ele deve conter as 6 perguntas norteadoras.
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