PLANILHA
Gestão de Conteúdo 2021
Centralize a gestão de conteúdo da sua empresa, desde as personas e jornada de compra até o calendário de publicação.
Quer também um cronograma de conteúdo para Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter? Acesse agora nosso outro material completo e gratuito: Calendário de Conteúdo para Redes Sociais
Sabemos que a produção de conteúdo é o coração do Inbound Marketing. Mas sabemos também o quão difícil pode ser criar esse conteúdo. Como começar? Como definir os temas que devem ser abordados? Quando lançá-los? Com tantas dúvidas, é muito comum que algumas empresas se percam neste processo e acabem abandonando esta estratégia antes mesmo de tirá-la do papel.
Descubra como montar um calendário fácil de ser seguido
Criar um planejamento é fundamental para desenvolver uma estratégia de conteúdo que gere resultados para o seu negócio. Conheça em nossa planilha todas as etapas que seu plano de conteúdo deve ter para gerar sucesso!
Basta preencher o formulário abaixo:
Seja para o cronograma do seu blog, para o controle de produção de materiais educativos ou até para registrar personas e jornada de compra, este template completo e gratuito é a solução ideal para documentar sua estratégia e organizar o Marketing Digital da sua empresa.
Você já tem as personas da sua empresa documentadas?
Diferentemente de público-alvo, em que são levantados dados mais amplos, como gênero, faixa etária e classe social, personas são personagens desenvolvidos a partir do perfil e de características de clientes reais da empresa.
Exemplo de público-alvo: homens de 40 a 50 anos, casados, classe A, com ensino superior completo.
Exemplo de persona: Roberto, médico, 43 anos, casado e com 2 filhos. Possui renda estável e tem dificuldade em conciliar vida profissional e familiar.
Em qual situação fica mais fácil pensar em ações (como a produção de conteúdo) para atingir o público correto?
Por isso, desenvolver e documentar suas personas é um passo importante para o sucesso da sua empresa com o Marketing Digital. Baixe agora esta planilha e liste todas as suas personas!
Mantenha um cronograma de todas as postagens neste calendário completo de 2021, que possui todos os meses, finais de semana e feriados. Você pode considerar aqui os posts no blog, materiais ricos, campanhas de Email Marketing, Redes Sociais etc.
Mas se você está procurando um cronograma dedicado para Instagram, Facebook e etc, confira agora nosso Calendário de Publicações para Redes Sociais.
Você já fez as suas personas e documentou a jornada de compra na planilha. Agora é o momento de fazer seu brainstorming e a pesquisa para encontrar as ideias de conteúdo.
Com base nas personas e desafios levantados nas etapas anteriores, pense nos conteúdos que se adequam a cada etapa da jornada de compra. Defina o formato dos materiais, a palavra-chave foco e o status desse conteúdo.
Com as ideias de conteúdo em mãos, use a guia de gestão de publicações para consolidar as ideias aprovadas, indicando o responsável, as referências para estudo, a palavra-chave para a qual o texto deve ser otimizado, os prazos e o status do conteúdo.
Dificilmente seu futuro cliente decide comprar seu produto ou serviço da noite para o dia, concorda? Em geral, as pessoas levam algum tempo até se resolverem, passando por outras etapas da jornada de compra.
Em suma, o que você deve fazer é, para cada persona definida, pensar em toda a sua jornada, desde o momento em que ela não possui claro qual o problema que está enfrentando (aprendizado e descoberta), até quando descobre a dificuldade (reconhecimento do problema) e começa a procurar respostas (consideração da solução).
Assim você pode participar de todo o processo de compra do seu futuro cliente, mesmo no momento em que ele nem desconfia que precisa da sua solução.
Após a persona entender o problema que está enfrentando e conferir as possibilidades do mercado para resolvê-lo, a empresa que ajudou em todo esse processo estará um passo à frente das outras. Não é melhor que seja a sua?
A gestão de conteúdo se trata da forma de organizar, planejar, criar, publicar e depois medir os resultados de um conteúdo digital. Além disso, é importante que todos os envolvidos nesse processo tenham clareza de seus papeis, atividades e responsabilidades individuais. Dessa forma o processo se torna mais sustentável e lean.
O planejamento de conteúdo é importante para que haja coesão entre todos os conteúdos produzidos na empresa e a divulgação nos canais. Dessa forma podendo gerar resultados mensuráveis para a organização.
- Primeiramente você deve planejar os conteúdos que irá criar;
- Organizar a pauta de conteúdo e postagens, utilize o calendário de criação de conteúdo;
- Crie conteúdos únicos, com foco em engajar e prender a atenção do seu público;
- Revise quantas vezes for necessário para que tudo saia da maneira planejada;
- Faça a divulgação desse conteúdo nos mais diversos canais, personalizando as mensagens para cada um;
- Mensure e tire insights dos resultados, assim você poderá ter novos aprendizados e encontrar novas oportunidades de conteúdos.
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