A importância da pesquisa de palavras-chave no Marketing Digital
Hoje, quando você quer saber sobre algo ou até mesmo fazer alguma coisa, é muito comum que você recorra ao maior buscador do mundo: o Google. Diante daquela caixinha retangular, você entra com algumas palavras-chave ou termos que são rapidamente buscados e em menos de um segundo você tem um conjunto de páginas da web para visitar como resultado de sua pesquisa.
Falando nisso, você já ouviu falar em busca semântica?
Se você estudou comunicação, é provável que o termo semântica remeta às aulas da faculdade. Ou, ainda, às aulas de português da escola.
No entanto, além da interpretação mais conhecida, segundo a qual semântica é o “ramo da linguística que estuda o significado das palavras”, o termo ganhou nova relevância na internet nos últimos anos.
Diz-se que os mecanismos de busca, como o Google, viraram semânticos.
Mas o que é busca semântica?
E o que muda quando ela é aplicada aos buscadores?
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O que é busca semântica?
O site NXTFactor dá uma definição concisa de busca semântica:
Busca semântica é quando diversas fontes são utilizadas para realizar uma busca, não somente as palavras-chave.
O termo semântica, refere-se ao significado ou essência de algo. Quando aplicado à busca, o conceito tem relação com o estudo das palavras e da sua lógica.
O objetivo da busca semântica é melhorar a precisão dos resultados ao entender a intenção do pesquisador. Para isso, o sistema de busca semântica utiliza dados como localização, variação das palavras, sinônimos, dentre outros.
Quais os benefícios da busca semântica?
Para quem procura, a resposta é simples: a busca semântica é muito mais precisa.
Mas também existem vantagens para os mecanismos de busca. Oferecer resultados de busca com menos spam, mais conhecimento da intenção do usuário e mais conversação permite que os usuários tenham uma melhor experiência.
Por meio de conexão de dados, a busca responde prontamente a questões como “qual a massa do sol?”.