Inbound e Outbound: introdução
Pense bem e responda: como é que você toma conhecimento de um produto ou serviço hoje em dia? Provavelmente, você irá responder que utiliza a internet, certo?
E você não está sozinho: as pessoas passam cada vez mais tempo online (os brasileiros, inclusive, encabeçam essa lista), e dificilmente você faz alguma coisa sem auxílio da internet, seja procurar o endereço de um estabelecimento, pedir um táxi, olhar a previsão do tempo ou fazer uma compra.
Mas se você refletir, há poucos anos as coisas não eram assim: a informação que obtínhamos em nosso dia a dia vinha de meios offline, e dificilmente nós íamos atrás dela; ela chegava até nós de forma passiva, e era mais difícil filtrar o conteúdo que nos interessava daquilo que não tinha valor para nós.
Com o processo de compra, não foi diferente: antes, todas as informações sobre um produto ou serviço chegavam até nós através de comerciais de TV, spots de rádio, propagandas em jornais e revistas etc.
E quando queríamos saber algo sobre esse produto ou serviço, frequentemente tínhamos que buscar com as próprias empresas, que praticamente monopolizavam as informações.
Hoje, isso mudou: quando chegamos à loja para fazer uma compra (isso quando não compramos online), muitas vezes já sabemos mais do que o próprio vendedor.
Isso porque, atualmente, há informação sobre produtos e serviços na internet, cada vez mais disponível ao grande público, o que faz com que os consumidores tenham mais controle sobre o processo de compra.
Para se ter uma ideia, pesquisas indicam que hoje cerca de 60% do processo de compra já está feito quando o consumidor entra em contato com o vendedor.
Mas será que isso significa que as formas tradicionais de marketing não funcionam mais?
E será que este novo formato de marketing é adequado para todos os modelos de negócio?
É possível combinar os dois para obter ainda mais resultados?
É sobre isso que falaremos neste eBook.
Baixar materialQual a diferença entre Inbound e Outbound
Antes de começar, é importante deixar claro que, quando falamos em Inbound e Outbound, não nos limitamos apenas ao Marketing.
Ambas são estratégias que visam gerar oportunidades para vendas, ou seja, as duas acabam se conectando ao seu modelo de vendas atual, seja ele interno ou externo.
Antes de a internet fazer parte do nosso dia a dia, tínhamos um processo de compra que era guiado pelas empresas e pelas informações que estas empresas forneciam aos consumidores sobre seus produtos e serviços.
E era a empresa que chegava até você com essas informações através das mídias tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, panfletos, outdoors, telemarketing etc.
A essa estratégia chamamos de marketing tradicional ou Outbound Marketing.
Hoje, também temos o processo inverso: as empresas buscam fazer com que os clientes venham até elas à procura de uma solução para seus problemas, sejam informações relevantes sobre produtos, serviços e outras dúvidas e dores relacionados a este negócio.
O nome desse mecanismo é Inbound Marketing.
Mas há muito mais diferenças entre essas duas formas de fazer marketing do que parece. Veremos mais no ebook.
Depoimentos
“eBooks muito bons, vale a pena ler. Não enchem a caixa de email com assuntos desnecessários.”
Cláudia Nascimento
“Excelente fonte de informações para quem quer ficar por dentro do que acontece no Marketing Digital e nas redes sociais de maneira profissional também!”
Roberto Junior
“Simplesmente os melhores. São especialistas em Marketing Digital e tudo que ensinam é baseado em práticas utilizadas pela própria empresa.”
Reynaldo Braga Floriano