O que é um Manual de Redação
Um recurso muito utilizado por jornais e revistas, o Manual de Redação pode ser bastante útil também para empresas que contam com o conteúdo na estratégia de Marketing Digital.
Ele contém orientações sobre gramática, personas, voz e tom de voz, estrutura de conteúdo, imagens, dentre outros, e são destinados a quem produz conteúdo para sua empresa - podem ser colaboradores internos, freelancers, guest posts, terceirização de conteúdo.
Por que sua empresa deve ter um?
Como o conteúdo pode ser produzido por várias pessoas, que trabalham em diferentes áreas e têm diferentes formações, a ideia central aqui é padronizar a comunicação e manter uma unidade através dos diferentes canais para os quais o conteúdo é destinado.
Isso porque uma das maiores falhas da produção de conteúdo é a falta de padronização dos textos e do tipo de conteúdo que deverá ser publicado.
Assim, o manual de redação pode ajudá-lo na tarefa de manter a harmonia do conteúdo, garantindo que o blog e seus outros canais fiquem cada dia mais profissionais.
O que um Manual de Redação deve conter?
Um manual de redação deve conter todas as informações necessárias para que seu conteúdo seja escrito de forma padronizada - desde para quem o seu conteúdo se destina até dicas de estilo, gramática etc.
No manual de redação da Resultados Digitais, por exemplo, começamos falando para quem o conteúdo é direcionado. Depois, falamos de voz e tom de voz, personas e temas abordados.
A abrangência do seu manual de redação pode variar de acordo com a necessidade da sua empresa, mas aqui estão alguns itens que acreditamos que seja importante considerar:
• Temáticas;
• Personas;
• Jornada de Compra;
• Gramática;
• Boas práticas;
• Títulos e intertítulos;
• Guideline de imagens.
Desenvolver um Manual de Redação vai facilitar o trabalho de quem produz conteúdo para sua empresa e ajudar a manter um padrão nos conteúdos.
Por isso, baixe agora este guia e aprenda detalhadamente como você deve produzir um para sua empresa.
Depoimentos de quem já baixou nossos materiais
“E-books muito bons, vale a pena ler. Não enchem a caixa de e-mail com assuntos desnecessários.”
Cláudia Nascimento
“Excelente fonte de informações para quem quer ficar por dentro do que acontece no marketing digital e nas redes sociais de maneira profissional também!”
Roberto Junior
“Simplesmente, os melhores. São especialista em Marketing Digital e tudo que ensinam é baseado em práticas utilizadas pela própria empresa.”
Reynaldo Braga Floriano